A escultura do Leão ganhou destaque neste nicho elevado

Este ano, mais uma vez, tive a satisfação de ter algumas de minhas obras expostas em três ambientes da edição de Santa Catarina da CasaCor 2012. Os ambientes, que receberam o nome “Refúgio em Balneário Camboriú”, foram criados pelos talentosos arquitetos Rafael Santos e Alexandre Voigt. O trabalho dos arquitetos destacou bastante o aspecto decorativo da arte, tornando evidente a importância das peças artísticas para a composição de um ambiente mais confortável e humanizado.

É interessante notar que embora fossem ambientes voltados para a residência, a presença da inspiração mítica e do sagrado nas obras ali instaladas parecia natural e adequada. Isso se deve talvez à necessidade natural que temos, como seres humanos, de expressar nossos sentimentos mais profundos através das imagens míticas. O fato é que a integração das peças com os ambientes era perfeita.

Entre as obras ali expostas estavam uma escultura de São Francisco de Assis (2012), três esculturas da série “Animais Mitologizados” (2011) e algumas imagens digitais em metacrilato da série Barcelona (2008). Me agradou, particularmente o destaque dado à escultura do Leão Mitologizado (veja a foto) e a presença amistosa de São Francisco de Assis, em uma prateleira de vidro com espelho atrás, o que permitia ver o yantra no verso da escultura.

Esta não foi a primeira vez que meus trabalhos estiveram presentes na CasaCor, mas desta vez fiquei muito impressionada com a maneira como as peças se integraram ao todo dos ambientes. Isso permite ao visitante da exposição perceber com muito mais clareza a maneira como cada obra pode se integrar com os espaços reais de sua própria residencia ou seu local de trabalho. Me senti gratificada com o resultado.

O evento CasaCor, que se iniciou em São Paulo, em 1987, tornou-se uma fantástica vitrine de talentos da arquitetura e decoração, com franquias regionalizadas por todo o Brasil e no exterior. E a sofisticação de suas instalações criou mais um espaço viável para dar visibilidade também ao trabalho de artistas plásticos – como se fosse uma galeria temporária. Que bom seria se houvesse mais iniciativas como essa da CasaCor, que abrem mais espaço para os artistas em um país tão carente de oportunidades culturais.